quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DO MEU DIÁRIO

Campo Maior- Festas do Povo 
Foto- NET- CM

Vila Viçosa, 4 de Setembro de 1998 - A velha Campo Maior é constituída por ruas estreitas e tortuosas, ainda que o relevo, ali, seja suavíssimo. As casas, na sua esmagadora maioria, têm dimensões reduzidas e são pouco permeáveis à luz. Havia que dar combate à violência dos impiedosos verões.
     Ruas e casa exibem limpeza. De resto, a limpeza parece ser uma constante de todo o Alentejo. Pobrezinhos mas limpinhos, parece ser a divisa desta região de Portugal, onde há orgulho em mostrar os ventres das casas em dias festivos.

*
 
   As chamadas Festas do Povo de Campo Maior são, indubitavelmente, um acontecimento único em Portugal. Em cada rua, em cada praça, em cada beco, os moradores organizam-se para, ao longo de muitos meses, prepararem  montanhas de arranjos de papel, que hão-de  ser, uma vez colocados na via pública, um motivo de satisfação para os locais e um motivo de peregrinação e espanto para os forasteiros. Acredito que se trata de uma realização ímpar. Tenho pena, todavia, que esta seja a pura arte do efémero. Só o Alentejo, pouco dado ao negócio, poderia construir uma festa assim, que, de certo modo, também constitui a afirmação de uma forma de viver em conformidade com a natureza.


Sem comentários:

Enviar um comentário