sexta-feira, 21 de junho de 2013

APONTAMENTOS

     As manifestações nas cidades do Brasil  – e os desacatos colaterais -,dão que pensar. O grande país irmão parece, finalmente, ter acordado. Onde isto irá parar não sei, mas nada mais voltará a ser como dantes. Sob a pressão popular, o governo de Dilma terá que tomar medidas sérias. E ousar novos caminhos.
*
S. Januário
     Com os acontecimentos de ontem em Brasília, Dilma não pode dormir descansada. Após a manifestação de S. Paulo de 2ª feira, a presidente parece ter percebido as razões do descontentamento. Se não for só intuição minha, grandes mudanças terão que ocorrer. É que os povos, quando ficam com o saco cheio, saem à rua e tornam os movimentos sociais imparáveis. E usam a violência, como aconteceu na baixa do Rio e noutras cidades.
     Tenho para comigo que os povos não podem ser eternamente enganados.
*
     Por cá, a vida política exige uma reviravolta séria. É bom que se diga, alto e bom som, que este governo e este presidente não defendem os interesses da maioria dos portugueses. E seria desejável e salutar que, quem pode, diga a Coelho, Portas e Gaspar, que este governo não é para mil anos.
     É que esta coisa de querer mudar as leis, só porque não servem quem conjunturalmente exerce o poder, começa a cheirar a esturro. Também aqui há que seguir o exemplo do Brasil. Até para nunca chegarmos ao ponto em que o Brasil ainda hoje se encontra.

Sem comentários:

Enviar um comentário