quarta-feira, 29 de agosto de 2012

DO MEU DIÁRIO


Santa Iria de Azóia, 29 de Agosto de 2012 – Ontem falou-se muito do ladrão português que assaltou um “troikano” armado em turista, viajando de eléctrico, lá para as bandas da Sé, na mui generosa cidade de Lisboa. E muitos portugueses, imensamente indulgentes, escreveram e disseram que “ladrão que rouba a ladrão, merece sem anos de perdão”.
     Eu acho que chamar ladrão ao sobredito “troikano” revela o nosso miserabilismo até em termos linguísticos. Porque terá estudos, penso que será mais apropriado chamar-lhe cleptómano, que é um vocábulo erudito com origem grega e latina, “à la fois”, respectivamente, “clepto” e “manu”, e que juntos significam furtar à mão.
     E aqui entre nós, na puridade, eu acho que nos querem rapar a RTP-1 para a darem a não sei quem, acrescida de uma maquia de muitos milhões de euros anuais, resultante de uma daquelas taxas que doem não doendo, das muitas que oneram a nossa factura da electricidade. Só que neste rapanço que nos estão a querer fazer, porque na verdade ainda não foi feito, o presumível futuro autor do mesmo rapa aos cidadãos, que, como é bom de ver, não são rapadores, na sua esmagadora maioria. E aqui não há perdão.

1 comentário:

  1. Perdoem-me o "lapsus calami": "sem" por "cem". Corrijam o erro se fazem favor.

    ResponderEliminar