domingo, 26 de maio de 2013

APONTAMENTOS

    
A fraude e a evasão fiscal é uma praga que existe em Portugal e à qual nunca se deu um combate eficaz. É que esse combate colidiria com interesses instalados e com certas bases sociais de apoio.
     Fala-se muito das fintas ao fisco por parte dos pequenos; porém, das fintas dos graúdos nem sequer chegamos a ter conhecimento. Sabemos que a operação chamada “Furacão” ainda dura. Alguns milhões de euros terão entrado, por via dessa tal operação, nos cofres do Estado. Porém, é tudo demasiado opaco e sigiloso.
     Era bom, no entanto, que todos pudessem saber o nome dos bois. Alguns, certamente, são dos que aprovam todas as austeridades e pouco se ralam com o empobrecimento do país.

*
     O Benfica, candidato a tudo até ao fim, acabou por não ganhar nada. “Yo no creo en las brujas, pero que las hay, las hay”.

    annus horribillis
*
     Mais importante do que as vitórias do Benfica é a situação social e económico-financeira de Portugal. Mais importante do que as vitórias do Benfica é eu saber se no próximo mês haverá pão na mesa da minha casa e na mesa da casa dos meus concidadãos que partilham das mesmas aspirações e dúvidas.
     A bola é redonda e dentro de meses voltará a rolar com as vicissitudes, entusiasmos e decepções de sempre. No futebol, sim, há o eterno retorno.
*
     O Benfica e o país são o reverso e o anverso da mesma moeda.

Sem comentários:

Enviar um comentário