sábado, 15 de fevereiro de 2014

NOTA DE LEITURA


     Ana Pinto, excelente poeta e pintora, é um nome para reter, ou seja, um nome que não pode ser esquecido. Publicou recentemente  OS SELOS DA ROSA, um livro com quarenta e seis poemas, onde se afirma definitivamente uma voz original, eu diria mesmo ímpar, tal é a riqueza do seu modo de se exprimir poeticamente e dos temas poeticamente tratados.
     É difícil encontrar uma tradição, uma família poética, para Ana Pinto. A sua árvore genealógica, a existir, confinar-se-á a meia dúzia de poetas – ou nem tantos – que continuou a beber na Grécia Antiga e também nos livros da Bíblia. Helenista convicta, Ana Pinto dedica  o sexto capítulo do seu livro aos poetas, começando com o texto Ao Poeta , seguindo-se  Rilke, Sofia, Maria do Sameiro Barroso, Albano Martins, António Salvado, António Ramos Rosa e Herberto Hélder. Creio não ser esta a ordem exacta, mas significativas são as escolhas e não a ordem como surgem na obra. A escolha recaiu em grandes poetas, alguns ainda vivos –Salvado, Albano Martins, Mª do Sameiro Barroso e H. Hélder – que têm entre si o gosto pelo mundo helénico.
     Os elementos fogo, água e terra, estão permanentemente presentes, criando verdadeiros campos semânticos para cada um deles, nomeadamente para o fogo e a água, que vêm do fundo dos tempos pré-socráticos como as veras fontes da vida. A actividade pictórica de Ana Pinto empresta-lhe não raramente as palavras que colorem os seus versos, tornando-os verdadeiramente luminosos. Não é por acaso que a palavra ouro surge inúmeras vezes ao longo do livro, em diversos poemas. Como importante são os conjuntos trevas/luz, noite/dia e terra/mar, que remetem o leitor para o trabalho do poeta, ou seja, para a recriação do mundo e concomitantemente para a cosmogonia cristã, primeiro e segundo dias.

     E para terminar, a utilização da palavra “palavra”, por vezes no plural, isto é, o veículo através do qual tudo se nomeia, conferindo uma ordem ao mundo e permitindo a expressão de sentimentos e emoções.

Sem comentários:

Enviar um comentário