terça-feira, 16 de abril de 2013

DO MEU DIÁRIO


Santa Iria de Azóia, 16 de Abril de 2013 – Hoje viveu-se o feriado municipal, em Castelo Branco, que os troikanos não devem lá entender muito bem, mas que ainda não terão tido o atrevimento de propor a Gaspar o fim dos mesmos ou deste de o sugerir. É que, lá bem no fundo, os feriados municipais, na óptica dos troikanos e dos concelos que fazem de capatazes, todos estes feriados locais são um feriado nacional ou até mais. E há que pôr termo à lazeira deste povoléu, que só pensa em comer e divertir-se.
     Pois hoje foi dia de sapateiro, em Castelo Branco. Estiveram fechadas as oficinas de sapateiro e as sapatarias e o comércio em geral e a indústria também e a agricultura, que hoje idem não era dia de pesca, e os serviços estiveram alegremente encerrados. Trabalharam os polícias e os profissionais de saúde e outras actividades afins. E creio que os carteiristas, que têm mão levezinha, em Castelo Branco, também devem ter estado em actividade.
     Hoje era o dia de Santa Eufêmia, a quem a minha mãe reza por mim e por ela, um pouco como era dito naquela cantiga medieval da ida à romaria de Sam Simion. Falei com minha mãe e fiquei a saber que tem uma promessa para cumprir, ou seja, dar duas voltas ao recinto da capela da Senhora de Mércoles, mas onde moram também Santa Luzia e Santa Eufêmia, pedindo-se à última protecção contra as doenças ruins. Inda me lembrei de lhe dizer que rezasse muito para que Santa Eufêmia nos levasse o Gaspar para junto do amigo coxo e nos desamparasse a loja. Mas poupei a minha mãe a esta, como a poupo a outras coisas que a vida nos traz e que nem sempre nos fazem sorrir.
     Que tenha sido um bom feriado municipal, um bom dia de Santa Eufêmia e um bom dia de sapateiro!  

    

Sem comentários:

Enviar um comentário